A dengue é uma doença tropical transmitida pelo mosquito, sem vacina ou tratamento, e mata em torno de 25.000 pessoas por ano. É também uma das doenças de maior crescimento no mundo com a quantidade de focos registrados, partindo de 9 para 100 nos últimos 40 anos. Apesar de Dengue ter estimativa de 2.5 bilhões de pessoas no risco, geralmente não é fatal.
Como a Dengue, Leishmaniose não tem vacina ou cura, e é uma ameaça crescente com 1.3 milhões de novos casos a cada ano. Atualmente esta doença mata de 20.000 a 30.000 pessoas por ano. Ao contrário da Dengue, é um pouco mais difundida, já que prospera em condições normalmente encontradas entre os mais pobres no mundo.
Cólera é uma doença diarréica que pode matar com rapidez impressionante, às vezes em questão de horas. Apesar de matar muito menos, em comparação com a Doença do Sono Africana, é menos discriminante em local que pode atingir. É propagada por água contaminada ou alimentos, e apresenta em torno de 3 a 5 milhões de casos anualmente.
Esta doença mata 300.000 por ano, e é propagada pela mosca tsé-tsé, e é muito rara, desde que não se viva em um dos 36 países subsaarianos em que existe a doença. Mesmo assim, 80% dos novos casos vêm de um país, a República Democrática do Congo.
Esta doença representa um grande salto na seleção das 10 doenças mais mortais do mundo. Os números são discutíveis, com afirmação de 650.000 mortes, enquanto um estudo novo mostra que este número é próximo de 1.2 milhões.
A Malária é transmitida pelos mosquitos e é tratável e evitável. A maior parte das mortes acontece na África, onde tratamento é ou não disponível ou inacessível.
A Pneumonia é conhecida por ser a número 1 quando se trata de mortes de crianças, de menos de 5 anos de idade. A doença inflama os pulmões, é transmitida por multidão de vírus. A doença pode ser contraída em quase todo lugar, mas felizmente é tratável e curável, o que significa que a maioria das mortes acontece fora do mundo desenvolvido.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em torno de um terço das pessoas, cerca de 2 bilhões, atualmente têm Tuberculose. E deste número, em torno de 1.3 milhões morrem anualmente.Trata-se de uma doença transmitida pelo ar, ou seja, estar próximo à pessoa infectada poderia resultar em infecção. Embora seja curável, requer um tratamento caro de 6 meses que não é viável em muitas partes do mundo.
Trata-se do câncer que mais mata, sendo responsável por 1.6 milhões de mortos anualmente. A taxa de sobrevivência é baixa, e a melhor medida a tomar é evitar o fumo do tabaco em qualquer hipótese, para ambos os fumantes como no caso dos passivos. Um estudo do Reino Unido apontou 86% de todos os casos neste fator.
HIV/AIDS mata 1.6 milhões de pessoas, anualmente, e infecta 2.3 milhões de pessoas por ano também. Um total de cerca de 35 milhões de pessoas estão atualmente infectadas com esta doença. É transmitida por fluidos corporais e não tem cura; matou cerca de 36 milhões de pessoas pelo mundo desde que foi documentada no ano 1981, pela primeira vez.
No ano 2012, foram cerca de 7.4 milhões de pessoas mortas por esta doença. É causada por pressão alta do sangue, obesidade e tabagismo, entre outros fatores, e resulta em corte de sangue para coração, freqüentemente resultando em ataques cardíacos. É o assassino número 1 em países ocidentais e continua um flagelo pelo mundo inteiro.